Ministério Universidades Renovadas- MUR

O Ministério Universidades Renovadas (MUR) tem como missão evangelizar nas instituições de ensino superior. É formado por pré-universitários, estudantes, professores e servidores universitários, bem como profissionais formados que buscam conciliar a fé e a razão para transformar a sociedade a partir da sua prática profissional cristã por meio do Batismo no Espírito Santo, e assim construir, como nos pedia São João Paulo II, a “Civilização do Amor”.

O MUR incentiva a formação de Grupos de Oração Universitários (GOUs) para que, ao sair da faculdade, o aluno entenda o plano de Deus na sua profissão e exerça a sua vocação profissional com dignidade, ética, respeito ao homem e certeza de que “se ele não mudar, nada vai mudar.”

O GOU é uma célula fundamental da RCC e é o coração de todas as atividades de evangelização do MUR juntamente com o GPP (Grupo de Profissionais de Partilha). É uma comunidade universitária católica carismática, que se encontra para louvar e bendizer a Deus, onde se cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo.

Além dos GOUs e GPPs, o MUR promove a realização de Missas em algumas universidades, além de ações de recepção de calouros, divulgação e encontros de formação sobre fé e razão.

Em Uberlândia, o MUR nasceu no segundo semestre de 1994. Três jovens calouros começaram a se encontrar no Bloco B do Campus Santa Mônica da UFU para orar juntos e partilhar as curiosidades da vida acadêmica. A amizade entre eles, proveniente do grupo de oração de sua cidade, fortaleceu a base da pequena comunidade. Primeiro vieram os conhecidos, depois os curiosos que passavam pela porta da sala. Posteriormente surgiram grupos no Campus Umuarama e também na Unit (atual Unitri). Existem, atualmente, 7 GOUs e 1GPP em universidade públicas e privadas.

GPP São João Paulo II: UFU Campus Santa Mônica – Segunda-feira às 19h, Bloco 5S, Sala 309

GOU Imaculado Coração de Maria: Faculdade Pitágoras – Segunda-feira às 20h20, Estacionamento do Bloco G

GOU Santa Terezinha: Unipac Campus Anexo – Terça-feira às 20h, Sala 6

GOU Dominus: UFU Campus Santa Mônica – Terça-feira às 20h30, Praça do Bloco 1J

GOU Santa Mônica: UFU Campus Santa Mônica – Quarta-feira às 12h, Bloco 3D, Sala 202

GOU Santo Inácio de Loyola: UFU Campus Umuarama – Quarta-feira às 12h10, Bloco 8C, Sala 102

GOU Bom Pastor: IFTM Campus Uberlândia – Quarta-feira às 12h30, Entre a biblioteca e o anfiteatro

GOU Servos e Amigos: PUC Minas Uberlândia – Quinta-feira às 18h40, Saguão próximo a biblioteca

Santa Missa: UFU Campus Santa Mônica – Terça-feira às 18h, Bloco 3D, Sala 202

Leonardo Neto

Coordenador do MUR

RCC Diocese de Uberlândia