Ministério Jovem

A Juventude Carismática Católica possui uma identidade e espiritualidade própria por pertencer ao movimento eclesial da Renovação Carismática Católica. Dessa forma, se organiza nas paróquias a partir dos grupos de oração mistos ou jovem, de onde partem todas as ações evangelizadora e missionárias a partir dos elementos fundamentais que caracterizam o movimento: Batismo no Espírito Santo, a abertura e o uso dos carismas, o louvor, a centralidade da Palavra, a vivência comunitária no grupo de oração e outros. Contudo, o Ministério Jovem , é um ministério responsável, dentro da Renovação Carismática Católica (RCC), pelo trabalho de evangelização da juventude dentro do que é próprio deste estado de vida, ou seja, tem como finalidade 5 pilares , tais como: Evangelizar, formar,
assistir, orientar e motivar os jovens a partir da identidade da RCC, inserindo-os na vida da Igreja.

Diante disso, a juventude Carismática Católica a partir do ano de 2007 responde a um convite do papa João Paulo II, onde durante o seu pontificado, convida a todos os jovens assumirem um posto de Sentinelas Da Manhã. Diante desse convite, o Ministério Jovem tem como objetivo desdobrar essa proposta de São João Paulo II no meio da juventude carismática, afim de que essa nova geração de carismáticos seja ainda mais madura e bem formada, para levar a todos os lugares a chama de Pentecostes.
A partir disso, o Ministério Jovem trabalha dentro dos grupos de oração mistos (onde participam deles adultos, jovens, adolescentes e crianças) com o projeto “Aqui tem Jovem, Aqui tem fogo” que está em fase de implantação na nossa diocese. Esse projeto tem o intuito, de oferecer um serviço de acompanhamento específico dos jovens participantes do grupo de oração, através das reuniões que chamamos de incendeia e da vivencia fraterna.

Outra maneira do Ministério jovem trabalhar na diocese, é através dos grupos de oração jovem (GOJ), que é a expressão que utilizamos aqui para indicar aqueles Grupos de Oração que concentram somente ou predominantemente a participação de jovens e que na maior parte também é coordenado e dirigido por jovens. Na nossa Diocese temos o GOJ EPA, coordenado pala jovem Patrícia Andrade, onde se reúnem aos sábados às 18 Horas na comunidade São Jerônimo (AV: Ásia, 947, Tibery).

Além desses projetos realizamos também alguns encontros como REPIC (Retiro Espiritual Para Iniciação Cristã), Acampa Jovem e Adoração Jovem, com objetivo de levar os jovens a uma experiencia profunda com o amor de Deus através do Batismo do Espírito Santo.
Convido a todos os jovens a fazer uma experiencia com a pessoa do Espírito Santo através GOJ EPA ou de um Grupo de Oração Misto.

O amor de Maria e o fogo do Espírito Santo de Deus esteja contigo!
Deus te abençoe!

Lorena Vilela
Coordenadora Ministério Jovem.
9 9104-6644 // 9 9643- 6644


Lorena Vilela
Coordenadora Ministério Jovem
RCC Diocese de Uberlândia